-
Arquitetos de interiores: Ministry of Design
- Área: 633 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:CI&A Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. As Residências Loke Thye Kee situam-se no coração de Georgetown Penang, um sítio reconhecido pela UNESCO como patrimônio histórico. O projeto de MOD inspira-se nessa herança e, especificamente, no histórico restaurante Loke Thye Kee, com seus 100 anos de idade, homônimo e vizinho. Tanto o restaurante como as residências estão sendo requalificadas pelo mesmo proprietário, a empresa 1919 Global.
Remontando o romance do início dos anos 1900, as Residências Loke Thye Kee retomam o espírito de uma época passada, mas acrescentando seu próprio toque contemporâneo para modernizar a experiência. Colin Seah, arquiteto diretor, explica: "Eu estava muito inspirado pelo romance de Penang em 1900, o clima e o projeto dessa sedutora era passada. Queríamos trazer um charme semelhante ao nosso projeto, mas acrescentando um toque contemporâneo que pretende modernizar a experiência e torná-la relevante à vida atual."
Situado em 5 lojas características do pré-guerra de Georgetown, Loke Thye Kee complementa o restaurante Loke Thye Kee, fornecendo 5 suítes para hóspedes de curta ou longa estada. Projetado entre a impressão das lojas tradicionais e do beco, cada uma das 5 suítes é precedida por um pátio exuberante com jardim e uma varanda privada íntima. As suítes estão equipadas com telhados inclinados e contam com áreas de estar e diversas instalações.
O tradicional encontra o contemporâneo em diversos níveis, desde a materialidade até as experiências espacias. Pisos tradicionais de madeira de lei contrastam com luminárias contemporâneas personalizadas que parecem levitar. A textura áspera das paredes de tijolos originais são visualmente evidenciadas pela iluminação de LED escondida e os espaços de vaidade e armários, normalmente fechados, são celebrados como caixas de vidro transparentes que se estendem perfeitamente para o restante do quarto. Tapetes, tecidos de almofadas e peças de mobiliário foram escolhidos para refletir o tema central, acrescento toques contemporâneos ao tradicional.
MOD também desenhou todo o branding e os acessórios dos quartos, a fim de proporcionar uma experiência total, que vai desde um menu de almofadas peculiar, um mapa de navegação das comidas de rua locais, o serviço de quarto, menu da TV, entre outros. As obras de arte foram especialmente encomendadas para o projeto e refletem o espírito da histórica Penang, enquadradas em uma maneira moderna.
HISTÓRIA DO LOKE THYE KEE
O nome Loke Thye Kee origina-se de um edifício construído para o propósito de ser restaurante durante 1919 em George Town, Penang. Fundado pelos irmãos Loy Kok Boon e Loy Kok Dai, o restaurante servia comida tradicional chinesa Hainanese e ocidental.
Por 80 anos, Loke Thye Kee, que em Hainanese significa 'Casa da Felicidade', foi a opção para jantares de aniversário e festas de casamento. Fiel ao seu nome, também foi o palco para muitos arranjos de casamentos, onde jovens noivas em potencial iam ter os primeiros vislumbres de seus pretendentes. Esses acordos não tão sutis eram selados entre um olhar furtivo e um gole de chá. Consequentemente, o local é também carinhosamente conhecido como o Barco do Amor, referindo-se também à sua arquitetura.
O empresário e filantropo local Khoo Sian Ewe era o dono original da edificação Loke Thye Kee. Khoo era o proprietário de terras mais rico em Penang no início de 1900 e também o senhorio e amigo da família Loy. Então, quando eles precisaram de um novo lar para o restaurante, ele construiu e alugou para eles a construção icônica, inspirada num navio, que se manteve como restaurante até 1996.
A empresa 1919 Global adquiriu tanto o restaurante Loke Thye Kee, como uma série de 5 lojas ao lado dele, convertendo-as nas Residências Loke Thye Kee.
Originalmente publicado em Dezembro 27, 2015.